O MÉTODO DA REVISÃO INTEGRATIVA NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

  • Louise Lira Roedel Botelho UFFS
  • Cristiano Castro de Almeida Cunha UFSC
  • Marcelo Macedo IST/SOCIESC
Palavras-chave: revisão da literatura, revisão bibliográfica sistemática, revisão integrativa, estudos organizacionais, estado da arte.

Resumo

As diferentes formas de revisão da literatura baseiam-se desde a revisão bibliográfica tradicional (revisão narrativa), até o uso de mecanismos e metodologias, utilizados nos campos da saúde e educação por pesquisadores para descrever o estado da arte de um tema, chamado de revisão bibliográfica sistemática. O objetivo deste artigo é discutir o processo de revisão da literatura nos estudos organizacionais, trazendo para esse escopo metodologias de revisão da literatura de outras áreas do saber, como por exemplo, a revisão bibliográfica sistemática. Como metodologia adotada o estudo discute o método da revisão integrativa, pertecente a revisão bibliográfica sistemática. Os resultados da pesquisa mostram que a revisão integrativa, permite ao pesquisador aproximar-se da problemática que deseja apreciar, traçando um panorama sobre a sua produção científica, de forma que o pesquisador possa conhecer a evolução do tema ao longo do tempo e, com isso, visualizar possíveis oportunidades de pesquisa nos estudos organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Louise Lira Roedel Botelho, UFFS
Louise de Lira Roedel Botelho louisebotelho@gmail.com; Coordenadora do curso de graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/ RS. Professora Assistente de Administração. Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC)
Cristiano Castro de Almeida Cunha, UFSC
Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Adminstração de Empresas - Rheinisch-Westfalische Technische Hochschule Aachen.
Marcelo Macedo, IST/SOCIESC
Professor do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) / Instituto Superior Tupy (IST). Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Instituto Superior Tupy / SOCIESC
Publicado
02-12-2011
Como Citar
Botelho, L. L. R., Cunha, C. C. de A., & Macedo, M. (2011). O MÉTODO DA REVISÃO INTEGRATIVA NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS. Gestão E Sociedade, 5(11), 121-136. https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220
Seção
Artigos