UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE O TRABALHO EM EQUIPE E A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

  • Julia Hosana Santos Franco UNIJORGE - BA
  • Jair Nascimento Santos UNIFACS

Resumo

O artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada acerca do trabalho em equipe e aprendizagem organizacional. Na pesquisa, o objetivo geral foi o de analisar as estratégias utilizadas pela gestão com pessoas para incentivar o trabalho em equipe, visando alcançar êxito no processo de aprendizagem no contexto organizacional. O artigo busca responder ao seguinte problema: quais estratégias são utilizadas pela gestão com pessoas para incentivar o trabalho em equipe visando êxito na aprendizagem organizacional? Para o desenvolvimento da pesquisa, recorreu-se ao estudo do caso da empresa BETA S/A, do setor siderúrgico, que resolveu implantar o trabalho em equipe. Nesse sentido, houve a oportunidade de pesquisarmos os desdobramento da prática e suas decorrências sob a ótica dos empregados das diversas áreas. Dentro do estudo foram realizadas 39 entrevistas com líderes e subordinados. Quanto aos resultados, inicialmente, verificou-se que apesar da literatura defender um perfil inovador e estratégico para a área de RH, considerando suas transformações para a valorização do profissional como alternativa para alcançar melhores resultados organizacionais, identificamos que a prática do trabalho em equipe carece de aprofundamento no estudo de suas iniciativas e conseqüências, sendo inclusive de difícil aplicação em qualquer organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Hosana Santos Franco, UNIJORGE - BA
Funcionária da Vale. Professora do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Mestre em Administração pela Universidade Salvador (UNIFACS) (2008).
Jair Nascimento Santos, UNIFACS
Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor Titular da Universidade Salvador (UNIFACS). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2003).
Publicado
27-06-2011
Como Citar
Franco, J. H., & Santos, J. (2011). UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE O TRABALHO EM EQUIPE E A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL. Gestão E Sociedade, 4(9), 736 - 755. https://doi.org/10.21171/ges.v4i9.1237
Seção
Artigos