TEORIA INSTITUCIONAL: ADERÊNCIA ÀS NORMAS DE RH EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS

  • Jean Carlos de Oliveira João Universidade Regional de Blumenau
  • Denise Del Prá Netto Machado Universidade Regional de Blumenau
Palavras-chave: Teoria Institucional, Gestores, Aderência, Produtividade.

Resumo

Esta pesquisa procura investigar, com base na teoria institucional, a aderência dos gestores às normas e políticas de recursos humanos (RH) de três agências de um banco comercial brasileiro e identificar se esta aderência está relacionada à produtividade da organização. Para isto, obedeceu aos seguintes procedimentos metodológicos: entrevistou cada um dos três gestores, em profundidade, analisando os dados pela técnica de seleção das unidades de significado, preconizadas por Bardin (1971), e validou estas respostas aplicando questionários a quatro subordinados, a cada gestor. Aos dados coletados foram aplicados a técnica de análise dos conjuntos aproximativos, estabelecida pelo software estatístico LHStat de Loesch e Hoeltgebaum (2005). Os resultados demonstraram que o gestor 1 obteve o menor índice de produtividade inferindo que o pressuposto de pesquisa (quanto menor a aderência às normas, menor a produtividade) se confirma. O gestor 2 e 3 foram considerados aderentes às normas da instituição e esta aderência interferiu positivamente na produtividade de suas agências. Salienta-se, no entanto, que o gestor 3 alcançou significativa superioridade nos resultados de produtividade, apontados como decorrentes de sua estratégia administrativa de “encurtar” caminhos burocráticos para negociações com clientes, por meio de autorizações, sem desrespeitar as regras do banco. Por conseguinte, estabelece-se a necessidade de investigação destes entraves burocráticos, sua influência sobre a produtividade e estudos que, direcionados à vertente cognitiva da teoria institucional, estabeleçam olhares investigativos sobre os perfis dos gestores pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos de Oliveira João, Universidade Regional de Blumenau
Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (2009). Bacharel em Direito pela Associação Catarinense de Ensino.
Denise Del Prá Netto Machado, Universidade Regional de Blumenau
Doutora em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (2004). Professora Titular da Universidade Regional de Blumenau.
Publicado
15-05-2012
Como Citar
João, J. C. de O., & Machado, D. D. P. N. (2012). TEORIA INSTITUCIONAL: ADERÊNCIA ÀS NORMAS DE RH EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS. Gestão E Sociedade, 5(12), 236-253. https://doi.org/10.21171/ges.v5i12.1377