COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ENDIVIDADO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM INDIVÍDUOS DE BAIXA RENDA

  • Celso Augusto de Matos Escola de Gestão e Negócios Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Kátia Bonfanti Mestra em Educação. Psicopedagoga clínica, terapeuta de família e pesquisadora de Comportamento do Consumidor.
  • Frederike Monika Budiner Mette Doutoranda da UNISINOS.
Palavras-chave: Endividamento, Consumidor, Baixa Renda.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo geral analisar os fatores associados ao superendividamento de consumidores de baixa renda. Foi realizado um estudo exploratório, de cunho qualitativo, por meio de entrevistas individuais com consumidores das classes D e E. Dentre os principais fatores associados ao acúmulo de dívidas pelos entrevistados, destacam-se as compras por impulso, o pagamento do valor mínimo das faturas do cartão de crédito, o uso de financiamentos e empréstimos para aquisição de bens ou até mesmo para pagar outra dívida e fatores imprevistos. O estudo termina com uma discussão teórica destes resultados e sugestões de pesquisa para estudos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
03-02-2015
Como Citar
Matos, C., Bonfanti, K., & Mette, F. (2015). COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ENDIVIDADO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM INDIVÍDUOS DE BAIXA RENDA. Gestão E Sociedade, 8(20), 670-687. https://doi.org/10.21171/ges.v8i20.1995
Seção
Artigos