Integrando estudos organizacionais em economia solidária: uma proposta teórico-metodológica

  • Gabriel Gualhanone Nemirovsky Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edi Augusto Benini Universidade Federal de Tocantins
  • Elcio Gustavo Benini Universidade Federal de Mato Grosso do sul
  • Eziel Gualberto de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Estudos Organizacionais, Economia Solidária, Matriz Analítica

Resumo

Em razão do excesso de estudos de caso isolados e outros modismos metodológicos, a compreensão dos desafios da autogestão na economia solidária testemunha uma crônica descontinuidade de interpretações. Defendemos, portanto, a perspectiva de que a adoção de métodos comparativos cross-case em qualitative comparative analysis (QCA) poderia auxiliar a integração de abordagens qualitativas dirigidas à investigação dos distintos fatores que determinam o desenvolvimento de Empreendimentos Econômicos e Solidários (EES). Nesse sentido, conduzimos esse ensaio teórico, baseado na pesquisa realizada por Nemirovsky (2014), para a construção de uma matriz analítica que permita identificar e sistematizar o plexo de atores, recursos, processos e interrelações que circunscrevem os EES, operacionalizando essa abordagem epistemológica inovadora em economia solidária. O presente trabalho encerra-se com uma breve discussão sobre as possibilidades de estudos futuros a partir da utilização do instrumento de investigação aqui apresentado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Gualhanone Nemirovsky, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutotando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela FFC/UNESP. Mestre em Administração pelo PPGad-UFMS. Professor Assistente na UFMS. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Organizações, Trabalho e Educação - GEPOTE. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária - ABPES.

Publicado
28-03-2016
Como Citar
Nemirovsky, G., Benini, E., Benini, E., & de Oliveira, E. (2016). Integrando estudos organizacionais em economia solidária: uma proposta teórico-metodológica. Gestão E Sociedade, 9(23), 1000-1019. https://doi.org/10.21171/ges.v9i23.2046
Seção
Artigos