Mudança de marca: o rebranding da Algar Telecom

  • Lucas Borges Kappel Professor da UNIUBE - Universidade de Uberaba
  • Vérica Marconi Freitas de Paula Professora da UFU - Universidade Federal de Uberlândia
  • Verônica Angélica Freitas de Paula Professora da UFU - Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Marca, mudança de marca, telecomunicações, rebranding, alteração de marca.

Resumo

As alterações nas marcas (rebranding) podem impactar consumidores e organizações. O objeto de estudo é a empresa CTBC, que está passando pelo processo de rebranding para Algar Telecom. São descritos e analisados os impactos organizacionais dessa mudança da marca segundo o modelo proposto por Muzellec e Lambkin (2006), no qual foram identificados fatores ligados à necessidade de realização do rebranding, objetivos destas mudanças e processos. Por intermédio do estudo de caso, com triangulação de dados (entrevistas individuais, análise de documentos e análise de registros em arquivos), os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e pela técnica snowball sampling (BIERNACKI, WALDORF, 1981). Identificou-se como fator do rebranding a mudança na estratégia corporativa; como objetivo do rebranding, a reflexão de uma nova marca e a sua revolução; e, como o processo de rebranding, o foco nos colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Borges Kappel, Professor da UNIUBE - Universidade de Uberaba
Lucas Borges Kappel é Mestre em Administração pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e MBA Executivo Internacional (especialização lato sensu), pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), em parceria com a Ohio University (OU-EUA). É Administrador de formação, pela UNIUBE (Universidade de Uberaba), e atua como Professor na mesma instituição, em vários cursos (graduação e pós-graduação). É Servidor Público Federal, Técnico-Administrativo em Educação, lotado no IFTM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Reitoria), onde ocupa o cargo de Administrador e a função de Coordenador Geral de Infraestrutura e Aquisições, e consultor financeiro pessoal e empresarial.
Vérica Marconi Freitas de Paula, Professora da UFU - Universidade Federal de Uberlândia
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo - EESC/USP (2012), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2008), possui especialização (MBA) em Administração pela USP - FUNDACE/FEARP (2004) e graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2001). Desde 2011, é professora efetiva da UFU - Universidade Federal de Uberlândia, atuando na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) a partir de 2012. Anteriormente foi sócia e consultora sênior do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), sendo que de 2002 a 2011 atuou e gerenciou projetos de consultoria em Gestão com foco em resultados financeiros, tendo ministrado diversos treinamentos. Tem experiência e interesse na área de Gestão, com ênfase em Inovação, Gerenciamento de projetos, Gerenciamento por processsos (BPM), Equipes e Medidas de desempenho (indicadores).
Verônica Angélica Freitas de Paula, Professora da UFU - Universidade Federal de Uberlândia
Professora Adjunta da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, atua na Graduação, Pós-graduação lato sensu (MBA) e no Programa de Pós-graduação stricto sensu (Mestrado) em Administração. Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2001), graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (1999), Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2008), com Doutorado sanduíche (PDEE/CAPES) na Harper Adams University College, na Inglaterra. Tem experiência de pesquisa nas áreas de Administração, Engenharia de Produção e Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de marcas, marcas próprias, inovação e novas tecnologias, negociação, visão sistêmica, conflitos e contratos. Bolsista de Pós-doutorado da CAPES no Departamento de Marketing e Supply Chain da University of Tennessee, nos Estados Unidos.
Publicado
28-03-2016
Como Citar
Kappel, L., Freitas de Paula, V., & Freitas de Paula, V. (2016). Mudança de marca: o rebranding da Algar Telecom. Gestão E Sociedade, 9(23), 1020-1039. https://doi.org/10.21171/ges.v9i23.2054
Seção
Artigos