A INTERAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS (COMUNICAÇÃO) E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

  • Luísa Sarábia - Cavenaghi
  • Lucas Seolin-Dias
  • Marlene Marchiori Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Comunicação, organizações, sustentabilidade

Resumo

As interações sociais são frequentes e necessárias nas organizações para que diferentes atividades ocorram, por exemplo a aplicação de um conceito, o desenvolvimento de um processo e tomadas de decisões. Para o acontecimento da sustentabilidade em âmbito organizacional, entende-se que o desenvolvimento de práticas sustentáveis depende da compreensão dos sujeitos organizacionais e tal entendimento perpassa pela comunicação. Diante disso, o presente ensaio teórico busca compreender como a comunicação pode contribuir para a construção da sustentabilidade em contexto organizacional. Para tanto, faz-se uma análise da sustentabilidade e de abordagens da comunicação nas organizações entendendo que a comunicação entre os sujeitos a partir de uma abordagem interacional (construtiva) permite abarcar maior profundidade para a compreensão da sustentabilidade nas organizações resultando no desenvolvimento de práticas em prol da sustentabilidade. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luísa Sarábia - Cavenaghi
Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina
Lucas Seolin-Dias
Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina
Marlene Marchiori, Universidade Estadual de Londrina
Pós-doutora em Comunicação Organizacional pela Brian Lamb School of Communication, Purdue University, dos Estados Unidos. Doutora pela Universidade de São Paulo (USP). 
Publicado
11-04-2018
Como Citar
Sarábia - Cavenaghi, L., Seolin-Dias, L., & Marchiori, M. (2018). A INTERAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS (COMUNICAÇÃO) E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES. Gestão E Sociedade, 12(32), 2232-2256. https://doi.org/10.21171/ges.v12i32.2189