GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: EM BUSCA DE UM QUADRO DE ANÁLISE

  • Luciano Munck Universidade Estadual de Londrina
  • Rafael Borim de Souza Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: gestão por competências, sustentabilidade, organizações

Resumo

Este artigo foi elaborado com o intuito de apresentar resultados parciais de um projeto que almeja construir e testar em campo um quadro de análise que permita um melhor entendimento sobre as inter-relações entre o desenvolvimento sustentável e a gestão por competências. A pergunta que originou o estudo foi: como desenvolver a competência ‘capacidade de desenvolver-se sustentavelmente’? No presente artigo apresenta-se o levantamento teórico-metodológico sobre sustentabilidade e competências utilizado para se chegar ao referido quadro, bem como sua respectiva explicação. Se comprovada e explicada a relevância da complementaridade e integração dos fenômenos envoltos neste estudo, a expectativa é que as organizações tenham à sua disposição um quadro de análise que orientará gestores no sentido de alcançarem efetividade frente aos indicadores de ecoeficiência, justiça socioambiental e inserção social, considerados aqui, competências organizacionais essenciais para o desenvolvimento sustentável. O passo seguinte será efetivar a pesquisa em campo com todas as empresas que participam do Relatório Sustentabilidade Empresarial (RSE), organizado e divulgado pelo Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Munck, Universidade Estadual de Londrina
Possui graduação em administração de empresas pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em administração pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de administração, com ênfase em recursos humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: alinhamento estratégico, aprendizagem e gestão por competências. Atualmente coordena o mestrado em administração do departamento de administração da UEL. Desenvolve pesquisas e consultorias na área de gestão por competências.
Rafael Borim de Souza, Universidade Estadual de Londrina
Formou-se em administração no ano de 2006 e concluiu especialização em controladoria e finanças no ano de 2007 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Finalizou um M.B.A em Gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas em 2008 e, atualmente, é mestrando em administração na Universidade Estadual de Londrina , na linha de pesquisa gestão de negócios. Pesquisador inscrito no grupo: ‘pessoas, competências e sustentabilidade’. Tem experiência na área de administração, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e gestão por competências.
Publicado
23-04-2010
Como Citar
Munck, L., & Souza, R. B. de. (2010). GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: EM BUSCA DE UM QUADRO DE ANÁLISE. Gestão E Sociedade, 3(6), 254-287. https://doi.org/10.21171/ges.v3i6.667
Seção
Artigos