Edição Atual

v. 14 n. 39 (2020): Especial COVID-19 (2020)

A Editoria Científica da Revista Gestão e Sociedade tem o prazer de colocar no ar  a Edição Especial A COVID-19 e a Gestão – Reflexões, Desafios e Perspectivas.

A chamada foi lançada em 24 de abril e foram submetidos 79 artigos, demonstrando a rápida capacidade de resposta e mobilização da comunidade acadêmica. Pela magnitude e alta qualidade apresentada, foram convidados dois editores especiais para esta edição, que se juntaram à equipe para proceder ao processo de montagem da Edição Especial. Ao final, a seleção evidenciou diferentes perspectivas no campo da gestão em suas interconexões, mantendo um fio condutor que se expressa em seu editorial, que trata da relevância e rigor em tempos de pandemia. 

No primeiro artigo o quadro brasileiro é visto em perspectiva e de forma contextualizada, oferecendo elementos que permitem identificar a pandemia do Covid-19 como catalisador de outras crises já vivenciadas no Brasil.  Posteriormente, o segundo artigo discute como as  empresas têm se comunicado com seu público, gerenciando possíveis estratégias de comunicação organizacional durante a pandemia da COVID-19. O terceiro traz uma  reflexão sobre o que se pode aprender com a gestão de negócios turísticos no contexto da Covid-19 e o quarto apresenta reflexões acerca dos impactos em  pequenos negócios e a necessidade de práticas e estratégias financeiras para contornar os efeitos da pandemia.  

Este número especial apresenta na sequência mais dois artigos sobre transparência (o quinto abordando como um dos principais fundamentos de um Estado democrático e o sexto apresentando a construção da transparência sobre a Covid-19 pelos estados brasileiros). O sétimo e o oitavo artigos tratam dos efeitos da Pandemia e seu impacto em estabelecimentos agropecuários familiares produtores de hortaliças e sobre as redes alimentares alternativas à luz da resiliência. Por fim, o último artigo traz uma discussão sobre se o mundo acadêmico, incluindo o campo da gestão, retorna ao seu “normal”, ou não, pós-pandemia.

Longe de expressar o olhar definitivo sobre a pandemia e ciente de que a prioridade é salvar e preservar vidas, os esforços globais que unem todos e todas demonstram que o chamamento se pautou pelo esforço coletivo por análise e soluções de interesse comum, independente da abordagem.  Ao aproximar o campo das verdadeiras questões da humanidade, reduzindo os timings usuais dos fluxos acadêmicos e dentro da busca permanente pelo rigor e relevância, esperamos ter contribuído, ainda que timidamente, para fortalecer nossos laços.

Nosso agradecimento especial ao Secretário Editorial da Revista Gestão e Sociedade, Alexandre de Queiroz Stein, doutorando em Economia da UFMG, pelo trabalho célere e comprometido com a qualidade, rigor e formatos exigidos neste número especial e em todos os demais.

Uma boa Leitura

A Editoria Científica.

 

Gestão e Sociedade é uma publicação do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, de periodicidade quadrimestral. Editores: Allan Claudius Queiroz Barbosa (FACE/UFMG, Editor Responsável), Noel Torres Júnior (FACE/UFMG), Robert Aldo Iquiapaza (FACE/UFMG), Genauto Carvalho de França Filho (EAUFBa/NPGA). Editores Convidados (Número Especial A COVID-19 e a Gestão – Reflexões, Desafios e Perspectivas):  Jefferson David Araújo Sales (UFS), Roberto Brazileiro Paixão (UFBA). Assistentes Editoriais: Alexandre de Queiroz Stein (CEDEPLAR/FACE/UFMG), Cristina Luiza Ramos da Fonseca (CEPEAD/FACE/UFMG – Fiocruz Minas), Juliana Goulart Soares do Nascimento (UFJF/GV) – ISSN 1980-5756 © CEPEAD/FACE/UFMG.    

 

Publicado: 02-06-2020

Artigos

Ver Todas as Edições

Licença Creative Commons  Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC NC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode