• Janeiro/Abril de 2020
    v. 14 n. 37 (2020)
    Editorial 

    A Revista Gestão e Sociedade apresenta sua primeira edição de 2020, proporcionando acesso livre a uma produção acadêmica que busca se aproximar cada vez mais das questões inerentes à gestão em sua interface com a sociedade e os diferentes campos que se entrelaçam.

    Em um ambiente de complexas transformações, a Editoria Científica mantém-se atenta ao contexto e busca continuamente aperfeiçoar rotinas e práticas que melhorem a interface com seus diferentes públicos.  Ainda, procura trazer ao seu público elementos atuais do debate sobre publicações científicas.

    Com efeito, recente artigo[1]  fez uma avaliação sistemática das diferenças entre o Google AcadêmicoWeb of ScienceScopus. Utilizando uma grande amostra de citações de documentos de todas as áreas temáticas publicadas em inglês, traz conclusões interessantes e constata que o Google Acadêmico tem maior percentual de citações em todas as áreas.  Outro dado importante deste estudo é que a maioria das citações encontradas pelo Google Acadêmico vem de fontes não pertencentes a periódicos, incluindo teses, livros, documentos de conferências e materiais não publicados.

    Estes resultados podem sugerir importantes desdobramentos sobre a divulgação cientifica, tanto para os pesquisadores e pesquisadoras, quanto para as revistas cientificas.  Em ambos os casos, permanecem os desafios da necessidade de difusão em inglês e a adequação editorial para atingir níveis consistentes de citações e a multiplicidade de veículos e formas de divulgação.  Para isso, a permanente busca pela qualidade, rigor e diversidade mantém-se como princípio imutável.

    Os dois primeiros artigos trazem uma discussão voltada ao ambiente universitário. Um discute os habilitadores da inovação no âmbito administrativo de uma instituição pública de ensino superior sob a perspectiva dos seus servidores.  E outro trata da sustentabilidade identificando pontos positivos e oportunidades de melhorias para uma instituição federal de ensino superior com base nas perspectivas dos servidores. O terceiro artigo apresenta uma discussão sobre aprendizagem a partir de revisão sistemática de literatura na década de 2007/2017. O quarto artigo procura identificar a influência que lealdade, interesse em benefícios, satisfação e confiança no político possuem sobre a intenção do eleitor de repetir o voto em um mesmo político.

    Os artigos seguintes, contribuições internacionais de diferentes países e que foram submetidos em sistema fast track  do TAKE 2019[2] realizado em julho de 2019 (Viena, Austria), mostram a importância do entrelaçamento de diferentes comunidades que intercambiam suas experiências. O quinto, de investigadores asiáticos, discute a aceitação de telefonia celular na oferta de serviços bancários no Vietnã. O sexto, de investigadores coreanos e norte-americanos, examina a relação entre a cultura de aprendizagem e as características do trabalho em organizações da Coréia do Sul. O sétimo traz uma análise sobre Artificial Intelligence (AI) em Portugal considerando a eventualidade de substituição do ser humano na sociedade.

    O oitavo artigo que fecha esta edição traz, na seção Debates e Discussões, artigo convidado que nasceu da Mesa Produção Científica e Sociedade: a Fronteira entre o Passado e o Futuro, realizada no dia 05 de setembro de 2019 nas dependências da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, em Belo Horizonte, onde uma discussão altamente qualificada proporcionou uma riquíssima reflexão que ajuda a compreender os dilemas e perspectivas do passado e o que pode vir a ser o futuro. 

    A Revista Gestão e Sociedade agradece a FAPEMIG pelo apoio institucional (Edital 005/2017 – Publicação de Periódicos) e saúda a parceria com a Academia Mineira de Letras, Instituição centenária de Minas Gerais, referência intelectual do país, sempre reafirmando seus princípios de proximidade e respeito à história e às suas raízes. 

    Uma boa leitura.

    A Equipe Editorial

    Gestão e Sociedade é uma publicação do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, de periodicidade quadrimestral. Editores: Allan Claudius Queiroz Barbosa (FACE/UFMG, Editor Responsável), Noel Torres Júnior (FACE/UFMG), Robert Aldo Iquiapaza (FACE/UFMG), Genauto Carvalho de França Filho (EAUFBa/NPGA) Assistentes Editoriais: Alexandre de Queiroz Stein (FACE/UFMG), Cristina Luiza Ramos da Fonseca (CEPEAD/FACE/UFMG – Fiocruz Minas), Fabrício Silveira (Fiocruz Minas e CEDEPLAR/UFMG),  Juliana Goulart Soares do Nascimento (UFJF) – ISSN 1980-5756 © CEPEAD/FACE/UFMG, 2020

     

     

    [1]MARTÍN, A.A., et al. Google Scholar, Web of Science, and Scopus: a systematic comparison of citations in 252 subject categories. Journal of Informetrics [online]. 2018, vol. 12, no. 4, pp. 1160-1177 [viewed 27 November 2019]. DOI: 10.1016/J.JOI.2018.09.002. Disponível em:

    https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751157718303249

     

    [2] TAKE is an international scientific conference devoted to the multidisciplinary study of the knowledge economy. We put together experts from different fields such as Human Resource Development, Human Resource Management, Intellectual Capital, Knowledge Management, Logistics, Retail, Public Policy, Innovation and Entrepreneurship, Business Models, SMEs, Competitiveness and Accounting. (Fonte: https://www.take-conference2019.com/)

     

  • Setembro/Dezembro de 2019
    v. 13 n. 36 (2019)
    Editorial 

    A Revista Gestão e Sociedade tem o prazer de apresentar seu terceiro número de 2019, trazendo artigos que fortalecem seu compromisso de privilegiar o debate e a difusão do conhecimento com temas de interface entre diferentes áreas de conhecimento e a gestão. Ao mesmo tempo, procura estar alinhada aos designios de um ambiente complexo e altamente volátil.

    Com efeito, a Editoria Científica procura tornar as rotinas usuais de um processo editorial mais próximas dos ditames, por exemplo, apregoados pelo movimento da Ciência Aberta. Isso significa reduzir o tempo no processo de avaliação e preparar terreno para um processo de publicação contínua, com a adoção futura de preprints e avaliação aberta de pares. Neste contexto, é imperativa a participação dos atores e instituições envolvidas, entendendo ainda que a crescente internacionalização impõe ritmos e padrões que necessariamente precisam ser assimilados. Isso, com recursos escassos.

    Este número, que trafega sempre pelo rigor e relevância, demonstra a diversidade de uma área que pulsa e é diversa. O primeiro artigo aborda, através de uma análise bibliométrica, o tema da Identidade Organizacional entre 2001 e 2017. O segundo artigo verifica como os municípios da Paraíba estão aplicando os recursos do Fundo Nacional de Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O terceiro artigo trata da relação entre consciência ecológica do consumidor e sua predisposição a pagar pela aquisição de uma construção verde em Fortaleza, Ceará. O quarto artigo apresenta a discussão sobre sustentabilidade e seu impacto no comportamento organizacional a partir da comunicação interacional. Na sequência, o quinto artigo analisa como escolas públicas estão inovando na educação de ensino médio de Pernambuco. O sexto artigo traz uma contribuição internacional que trata de problemas de saúde, crenças e comportamentos de trabalhadoras estrangeiras em Sri Lanka. O sétimo artigo aborda os efeitos da atividade de inovação de empresas de países emergentes sobre o desempenho financeiro e as exportações. Fechando esta edição, o oitavo artigo aborda como se posicionam as propostas de desenvolvimento humano inerentes aos processo de coaching no Brasil.

    A Revista Gestão e Sociedade agradece seus parceiros institucionais, BDMG Cultural e FAPEMIG (Edital 005/2017 – Publicação de Periódicos), pelo apoio ao projeto em curso. Desejamos a toda comunidade votos de um final de ano de muita luz e conhecimento e convidamos ao debate equilibrado e cordial em uma sociedade que visa a construção civilizatória e solidária.

    Uma boa leitura.

    A Equipe Editorial

    Gestão e Sociedade é uma publicação do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, de periodicidade quadrimestral. Editores: Allan Claudius Queiroz Barbosa (FACE/UFMG, Editor Responsável), Noel Torres Júnior (FACE/UFMG), Robert Aldo Iquiapaza (FACE/UFMG), Genauto Carvalho de França Filho (EAUFBa/NPGA) Assistentes Editoriais: Cristina Luiza Ramos da Fonseca (CEPEAD/FACE/UFMG – Fiocruz Minas), Fabrício Silveira (Fiocruz Minas e CEDEPLAR/UFMG),  Juliana Goulart Soares do Nascimento (UFJF), Silas Augusto  (FACE/UFMG) – ISSN 1980-5756 © CEPEAD/FACE/UFMG, 2019

     

     

  • Maio/Agosto de 2019
    v. 13 n. 35 (2019)
    Editorial 

    A Revista Gestão e Sociedade lança seu segundo número de 2019 trazendo artigos que reforçam a diversidade temática de um campo em permanente  transformação. Some-se a isso uma contínua busca por melhores procedimentos editoriais e avaliativos. Neste debate, cresce a referência à chamada open peer review (OPR), que teria como objetivos primordiais aumentar a transparência, eficiência e responsabilidade do processo de revisão, proporcionando maior  interação entre pareceristas, editores e autores. Embora não disseminada, esta é uma prática que tende a ser incorporada na rotina editorial e que vai exigir ajustes da comunidade.  Por isto, e atenta aos debates e presente nos diferentes fóruns que discutem os rumos da comunicação científica, a Revista Gestão e Sociedade reforça seu papel de difusor de conhecimento teórico e aplicado de interesse científico ao mesmo tempo em que mantém-se aberta às diferentes abordagens no espaço local, regional, nacional  e internacional.

    Com efeito, o primeiro artigo desta edição trata da experiência gerencial dos Conselhos Municipais de Saúde de Florianópolis, Santa Catarina. O segundo artigo discute a gestão do trabalho no Sistema Único de Assistência Social do Brasil. O terceiro artigo aborda experiências premiadas de inovações do setor público brasileiro do meio rural. O quarto aborda os impactos gerados pelo cooperativismo produtivo no desenvolvimento econômico local e regional em dois municípios do sul brasileiro. Na sequência, o quinto artigo discute os fatores preponderantes na decisão de contratação do serviço Correios Log+ sob a ótica dos empresários de e-commerce. O sexto e sétimo, duas contribuições internacionais, analisam as escolhas de projetos de carreira de jovens diplomados na região norte de Portugal, e as despesas orçamentárias em educação so setor público do Paquistão. Por último, na Seção Debates e Discussões,  é examinado o desempenho inovativo da indústria brasileira no período 2010/2015.

    A Revista Gestão e Sociedade reforça a importância do apoio de seus parceiros institucionais (BDMG Cultural e Fapemig através do Edital  005/2017 – Publicação de Periódicos) desejando a todos e todas uma boa leitura.

    A Equipe Editorial

    Gestão e Sociedade é uma publicação do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, de periodicidade quadrimestral. Editores: Allan Claudius Queiroz Barbosa (FACE/UFMG, Editor Responsável), Noel Torres Júnior (FACE/UFMG), Robert Aldo Iquiapaza (FACE/UFMG), Genauto Carvalho de França Filho (EAUFBa/NPGA) Assistentes Editoriais: Cristina Luiza Ramos da Fonseca (CEPEAD/FACE/UFMG – Fiocruz Minas), Fabrício Silveira (Fiocruz Minas e FACE/UFMG),  Juliana Goulart Soares do Nascimento (UFJF), Silas Augusto  (FACE/UFMG) – ISSN 1980-5756 © CEPEAD/FACE/UFMG, 2019

     

     

  • Janeiro/Abril de 2019
    v. 13 n. 34 (2019)
  • Setembro/Dezembro de 2018
    v. 12 n. 33 (2018)
  • Maio/Agosto de 2018
    v. 12 n. 32 (2018)
  • Janeiro/Abril de 2018
    v. 12 n. 31 (2018)
  • Setembro/Dezembro de 2017
    v. 11 n. 30 (2017)
  • Maio/Agosto de 2017
    v. 11 n. 29 (2017)
  • Janeiro/Abril de 2017
    v. 11 n. 28 (2017)
  • Setembro/Dezembro
    v. 10 n. 27 (2016)
  • Edição Maio/Agosto
    v. 10 n. 26 (2016)
  • Janeiro/Abril
    v. 10 n. 25 (2016)
  • Setembro/Dezembro
    v. 9 n. 24 (2015)
  • Maio/Agosto
    v. 9 n. 23 (2015)
  • Janeiro/Abril
    v. 9 n. 22 (2015)
  • Setembro/Dezembro
    v. 8 n. 21 (2014)
  • Maio/Agosto
    v. 8 n. 20 (2014)
  • Janeiro/Abril
    v. 8 n. 19 (2014)
  • setembro/dezembro
    v. 7 n. 18 (2013)
  • maio/agosto
    v. 7 n. 17 (2013)
    Número Temático Organizações, Trabalho e Desigualdades Sociais no Brasil
  • Janeiro/Abril
    v. 7 n. 16 (2013)
  • setembro/dezembro
    v. 6 n. 15 (2012)
  • maio/agosto
    v. 6 n. 14 (2012)
  • janeiro/abril
    v. 6 n. 13 (2012)
  • setembro/dezembro
    v. 5 n. 12 (2011)
  • maio/agosto
    v. 5 n. 11 (2011)
  • janeiro/abril
    v. 5 n. 10 (2011)
  • setembro/dezembro
    v. 4 n. 9 (2010)
  • maio/agosto
    v. 4 n. 8 (2010)
  • janeiro/abril
    v. 4 n. 7 (2010)
  • julho/dezembro
    v. 3 n. 6 (2009)
  • janeiro/junho
    v. 3 n. 5 (2009)
  • julho/dezembro
    v. 2 n. 4 (2008)
  • janeiro/junho
    v. 2 n. 3 (2008)
  • julho/dezembro
    v. 1 n. 2 (2007)
  • janeiro/junho
    v. 1 n. 1 (2007)